MANUAL DE MANUTENÇÃO EM EDIFICAÇÕES. Estudo, técnicas e aplicações Ver maior

MANUAL DE MANUTENÇÃO EM EDIFICAÇÕES. Estudo, técnicas e aplicações

Coordenação Inês Flores-Colen, Tito Lívio Ferreira Gomide, Stella Marys Della Flora

Prefácio Carlos Pinto Del Mar, Fernando Branco

Idioma Português

Editora Leud

ISBN 9788574564135

1.ª edição Novembro 2022

Capa mole com badanas, 440 páginas, 210 x 280 mm

Mais detalhes

42,50 €

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

Autores Alex Elias Carlino, Alexandra Santos, Alexandre Marcelo Fontes Lara, Ana Dinis Alves, Ana Silva, Antônio Guilherme Menezes Braga, António Vilhena, Claudia Ferreira, Carlos Oliveira Cruz, Dália Loureiro, Daniel Gaspar, Diana Reguenga, Dídia Covas, Douglas Barreto, Fernanda Rodrigues, Inês Flores-Colen, Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto, João Carlos Gonçalves Lanzinha, José Sobral, Luiz Henrique Ceotto, Marco Antonio Gullo, Marta Cabral, Nuno Almeida, Paulo Eduardo de Queirós Mattoso Barreto, Paulo Sérgio da Silva, Pedro Lima Gaspar, Reginaldo Alexandre da Silva, Renato Freua Sahade, Sónia Raposo, Stella Marys Della Flora, Tito Lívio Ferreira Gomide, Vitorino Neves

"O presente livro é resultado da firme parceria técnica luso-brasileira entre os coordenadores, a Fundec (Associação para a Formação e o Desenvolvimento em Engenharia Civil e Arquitectura), o IST (Instituto Superior Técnico de Lisboa), o Instituto de Engenharia e o Inbec (Instituto Brasileiro de Educação Continuada), que desde 2015 estão a realizar eventos em prol do desenvolvimento da Engenharia Diagnóstica, com foco principal nas investigações técnicas dos principais problemas das edificações e demais obras de Engenharia Civil. Tal parceria já possibilitou a realização de três eventos conjuntos, o primeiro na Fundec, em Lisboa (2016), e outros dois no Brasil, um em Santos (2017), e outro em Fortaleza (2019).

Além dos eventos conjuntos também já houve a participação de professores portugueses do IST, Inês Flores-Colen e João Gomes Ferreira, na segunda edição do livro Manual de Engenharia Diagnóstica, editado pela LEUD em 2021, comprovando a união de esforços luso-brasileiros, no engrandecimento dos estudos avançados de Engenharia Civil, o que agora fica consolidado e consagrado neste livro.

Essa parceria, nos diversos eventos e várias interações, evidenciou que o grande fator de destaque na investigação das edificações, sem qualquer dúvida, é a manutenção. Os problemas decorrentes de eventuais anomalias de projeto, materiais ou execução, ordinariamente, se manifestam no início da utilização das edificações, e são tratadas e reparadas ainda na fase de garantia. No entanto, as falhas de manutenção, ou mesmo a sua precariedade e ausência, vão se acumulando e causam sérios problemas técnicos, sem embargo de graves acidentes, como temos constatado em incêndios, desabamentos de prédios e pontes, além de outras ocorrências, muitas com perdas humanas significativas. A deficiente ou falta de manutenção mata gente e causa prejuízos imensos. Essa realidade precisa ser enfrentada com objetividade, técnica e legal, inclusive no foco de nova legislação.

Este manual tem o foco técnico, mas o alerta da necessidade de um olhar jurídico para a questão foi lançado à reflexão da sociedade, nos prefácios e até mesmo nos diversos capítulos, o que é um importante alerta e uma inovação muito bem-vinda, em prol da segurança e da preservação da vida.

Os autores são especialistas na investigação técnica e em procedimentos da manutenção de edificações e obras civis, os conteúdos são os mais destacados nesta área, sem embargo da possibilidade de outros livros complementares, pois o tema não se esgota por aqui.

A liberdade de expressão foi respeitada ao máximo, inclusive quanto ao vernáculo, pois as ortografias e termos regionais, quer do Brasil, quer de Portugal, ficaram ao critério dos autores, o que só engrandece a parceria e os estudos técnicos, pois induz os leitores a uma aprendizagem dos nossos lindos regionalismos linguísticos, sem qualquer prejuízo ao pleno entendimento dos conteúdos literários.

É um livro inédito, de enorme valor técnico e que vem engrandecer a Engenharia dos países irmãos, não podendo faltar na biblioteca dos estudiosos do tema da Manutenção, e também aos peritos e juristas interessados na qualidade e segurança de nossas edificações e obras públicas.

Cabe, finalmente, um agradecimento especial aos coordenadores do livro, engenheiros Tito Lívio Ferreira Gomide, Inês Flores-Colen e Stella Marys Della Flora pela dedicação e imenso esforço que possibilitou a realização desta marcante e relevante edição técnica."

O Editor

Avaliações

--

Escrever uma avaliação

MANUAL DE MANUTENÇÃO EM EDIFICAÇÕES. Estudo, técnicas e aplicações

MANUAL DE MANUTENÇÃO EM EDIFICAÇÕES. Estudo, técnicas e aplicações

Coordenação Inês Flores-Colen, Tito Lívio Ferreira Gomide, Stella Marys Della Flora

Prefácio Carlos Pinto Del Mar, Fernando Branco

Idioma Português

Editora Leud

ISBN 9788574564135

1.ª edição Novembro 2022

Capa mole com badanas, 440 páginas, 210 x 280 mm

Escrever uma avaliação

30 outros produtos na mesma categoria