REVISTA PATRIMÓNIO NÚMERO DOIS Ver maior

REVISTA PATRIMÓNIO NÚMERO DOIS

Autores: Vários

Editora: INCM

Edição: 1.ª (Dezembro de 2014)

ISBN: 2182-9330

Páginas: 192

Oferta de portes

Mais detalhes

20,00 €

Adicionar à Lista de desejos

Mais informação

O n.º 2 da Revista Património dedica o caderno principal à gestão do património cultural, tema de difícil consenso numa época de alteração de paradigma como a que hoje vivemos. Iniciando com uma reflexão sobre o sentido do património num tempo de incertezas — «Patrimónios desamparados» —, o caderno reúne contribuições de responsáveis de entidades espanholas congéneres da DGPC e de responsáveis e investigadores de museus e centros de investigação portugueses convidados a reflectir sobre modelos de gestão do património. Destacamos o artigo a duas mãos sobre os dois principais museus de Portugal e de Espanha, «O Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional do Prado: Dois Casos de Estudo entre Modelos de Gestão», assinado pelos directores de ambos. 
A revista completa-se com as rubricas permanentes — Pensamento, Projetos, Opinião, Sociedade e Acontece. A primeira abre com o texto «Património e Intimidade», que propõe uma visão do património imbuída de valores intimistas, como alternativa à crescente dimensão consumista; a sustentabilidade do património «numa tripla perspectiva – económica, cultural e ecológica – e uma revisitação da história recente das políticas culturais e patrimoniais em Portugal através de seis equipamentos culturais da nossa contemporaneidade» fecha esta rubrica. A rubrica «Projectos» apresenta, entre outras temáticas, aspectos metodológicos de duas intervenções em monumentos inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO geridos pela DGPC — o Convento de Cristo e o Mosteiro dos Jerónimos.
Nas outras rubricas são ainda abordadas as formas de intervenção no património urbano na actual época de globalização; a necessidade de trocas e projectos comuns no âmbito do património cultural; pistas para intervir no universo digital; o recurso a meios de comunicação de massas como possibilidade para a difusão do património cultural; e a diversidade de sentidos actualmente conferidos ao conceito de património imaterial.

Avaliações

--

Escrever uma avaliação

REVISTA PATRIMÓNIO NÚMERO DOIS

REVISTA PATRIMÓNIO NÚMERO DOIS

Autores: Vários

Editora: INCM

Edição: 1.ª (Dezembro de 2014)

ISBN: 2182-9330

Páginas: 192

Oferta de portes

Escrever uma avaliação